Neste post vamos criar uma nova partição de disco do tipo NTFS no Linux e adicionar esta partição como um compartilhamento de arquivos no SAMBA (servidor de arquivos do Linux compativél com clientes Windows).

Linux Debianversão 10
Sambaversão X
HD 1 (/dev/sda)150 GB Sistema operacional, será incluida uma partição para file server
HD 2 (/dev/sdb)300 GB – Dedicado File Server
Ambiente usado no tutorial

Em primeiro lugar devemos exetutar o comando fdisk -l que irá listar todos os discos e partições presentes no sistema.

Resultado da execução do comando fdisk -l
Nomes de discos de números de partições grifados em verde. Tamanho dos discos grifados em amarelo.
Os grifados foram adicionados por edição minha, no terminal eles não existem.

Como podemos ver na imagem acima os discos estão no caminho /dev/sdX, este caminho é indicado automaticamente pelo sistema. É importante notar que sd é o prefixo de storage device (dispositivo de armazemanento) e a letra que vem na sequência indica de qual disco que estamos falando. Por exemplo sda refere-se ao disco A e sdb refere-se ao disco B.

Ainda nas informações da tela acima podemos analisar que o disco /dev/sda possui um armazenamento total de 149.1 GB e três partições de 18 GB (dev/sda1) , 2 GB (dev/sda2) e 2GB (/dev/sda5) repectivamente.

Agora devemos executar o comando fdisk seguido do argumento disco como no exemplo fdisk /dev/sda

fdisk /dev/sda

Ao executar o comando F teremos como resposta a capacidade armazenamento não alocada em nenhuma partição como abaixo no caso 129,1 GB.

G

Usaremos o comando n no fdisk para criar uma nova partição, selecionando a opção de partição primaria p.

A seguir o software irá sugerir o número da partição inicial (partition number) a ser criada de acordo com a sequência e disponibilidade na tabela de partições do disco em questão. como neste disco o número 3 é o primeiro livre este que é usado. Presione entrer para aceitar o valor padrão sugerido pelo software.

Em seguida será perguntado qual o primeiro setor (first sector) que será gravada a partição, podemos deixar o padrão. Presione entrer para aceitar o valor padrão sugerido pelo software. Só altere o valor padrão se você tiver certeza do que está fazendo.

Por ultimo nesta sequência será perguntado o ultimo setor (last sector) para isto podemos digitar o tamanho da partição que desejamos. Como no exemplo quero criar uma partição de 100 GB devemos colocar + 100G.

Após a partição estar criada é necessário executar o comando w que escreve as configurações no disco, caso contrário nada será salvo e a configuração realizada desaparecerá ao sair do fdisk.

Ao finalizar as alterações digite o comando q para sair do utilitário fdisk.

Uma vez criada a partição é necessário formatá-la, porém primeiro exibeirei o resultado da nova partição no HD, usando o comando fdisk -l

Agora devemos mudar o tipo de partição, ainda no FDISK, usando o comando T e a opção 7 (referente a NTFS). Não se esqueça de salvar as alterações no disco com o comando W.

Agora vamos criar o sistema de arquivos NTFS com o comando MKFS

O próximo passo é realizar a montagem da unidade. O processo abaixo é temporário, quando o computador por reniciado a configuração será perdida, indicado para teste, mais a frente vamos usar o FSTAP para usar configuração persistente.

Teremos que pegar o UUID da partição usando o BLKID

Vamos editar o FSTAB, por meio deste arquivo será carregado o ponto de montagem ao iniciar a máquina.

Agora vamos editar o SMB.conf para criar o compartilhamento de rede, ele geralmente fica em /etc/samba/smb.conf

Feitas as configurações no SMB.conf já podemos reiniciar a máquina e testar o acesso